Carma, Darma e os Agentes Cármicos

05/04/2012 14:36

 

 

Carma, Darma e os Agentes Cármicos

A idéia que normalmente se tem sobre o darma e o carma é bem diferente dos conceitos utilizados no Budismo, basicamente é que o carma seria o reflexo das más ações cometidas anteriormente e o darma justamente o contrário, seriam os reflexos das boas ações cometidas, seriam os bons acontecimentos que ocorrem na vida.

Porém no livro Darmapada a doutrina budista em versos, a explicação sobre os dois conceitos são bem diferentes.

Segundo o livro darma e carma seriam:

Carma – Do sânscrito Kharma. É preciso que tenhamos sempre em mente que o conceito de carma no budismo é totalmente distinto do empregado no hinduísmo e no espiritismo.

No budismo, carma é nossa intenção boa, má ou neutra, que precede o agir ou o sentir. Atos decorrentes dessas intenções são frutos do carma.

Darma – Do sânscrito dharma. Tem cinco significados que se entrelaçam 1) a realidade, em sua totalidade, incluindo todos os fenômenos existentes; 2) as elaborações mentais ( intenções, idéias, pensamentos, sentimentos, etc.) em resposta a estímulos da realidade; são os objetos da mente, assim como as formas são o objeto da visão, os aromas, o do olfato e assim por diante; 3) a lei Natural que permeia a realidade; 5) o comportamento ético baseado nos sentimentos de Buda. ( CACCIATORE , P.38; 2010)

Em algumas culturas vemos mitologias sobre os Juízes do carma, na mitologia egípcia temos Anúbis, Deus com cabeça de Chacal que está associado a mumificação e a vida após a morte.

Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado o seu coração e a pena da verdade (a pena pertencia a sua consorte, a Deusa Maat), caso o coração do morto fosse mais pesado que a pena, ele era comido por um animal com cabeça de crocodilo, mas caso fosse leve a pessoa iria para o paraíso ou voltaria para o corpo. Anúbis era quem guiava a alma dos mortos no além.

Na Umbanda e no candomblé ouvimos que o Orixá Exu é o agente carmico, logo, cumpre o mesmo papel que Anúbis.

Exu seria o agente do carma ( no sentido usado no espiritismo), essa seria uma de suas funções.

Quando geramos uma ação ruim ou boa é Exu quem faz com que este carma seja executado, ( seguindo uma Lei Natural, darma), ou mesmo interceder negociando com outros agentes do carma, se a pessoa for merecedora poderá atenuar ou até mesmo anular seu carma ruim.

Por isso Exu não é bom nem mau, é simplesmente o agente carmico, porem o causador, quem gerou o carma foi o ser humano.

Assim é Exu, um ser temido, amado, respeitado, não é anjo, nem é diabo. É Exu.

 

Musica de Tião Casemiro,

Exu é assim

 

Exu é assim, assim ele é

Ele pode não ser anjo,

Mas diabo ele não é.

 

Eu sei que você sabe

Mais eu falo pra você,

Dendezeiro não dá mel

Abelha não faz dendê,

Aquele que hoje fere

Amanha ferido vai ser

Tudo que vai tem volta

Se subir pode descer

 

Exu é assim, assim ele é

Ele pode não se anjo

Mas diabo ele não é

 

Na escolha dessa vida

Pense bem, preste atenção

Quem prefere a claridade

Não busca escuridão

A semente que plantar

É a colheita que vai ter

Exu atende um pedido

Mais quem pede é você

 

—————

Voltar